1 de maio de 2014

Brasil exportador de marketing político

Na sua reeleição em 2012, José Eduardo dos Santos importou para Angola João Santana. Por Portugal, passaram entre outros, Edson Athayde e Einhart Jácome da Paz.

Angola, Portugal, Moçambique, Espanha, Argentina, Peru, Venezuela, são alguns dos muitos "mercados" para a exportação dos consultores de marketing político brasileiros.

Conheça alguns dos trabalhos mais emblemáticos:



"Menem lo hizo" - 1999:
Campanha de Duda Mendonça para melhorar a imagem do presidente argentino Carlos Menem. Qualquer semelhança com a campanha "Maluf que fez", de 1998, não é mera coincidência.






"Razão e coração" - 1995:
Em Portugal,  a "moda" dos especialistas brasileiros começa principalmente em 1995, com a candidatura socialista de António Guterres a contratar Edson Athaíde para definir a estratégia de comunicação do partido.






"Mudar com confiança" - 2002:
Einhart Jácome da Paz viria a definir a comunicação do PSD nas legislativas de 2002 - que elegeram o social-democrata Durão Barroso para São Bento. 







"Menino guerreiro", 2005:

Em 2005, a campanha coordenada por Einhart Jácome da Paz, não agradou aos eleitores. O vídeo trazia uma gravação em português da música Menino Guerreiro, de Gonzaguinha, e muitas imagens banais do candidato a primeiro-ministro Pedro Santana Lopes. Além da interpretação piegas de uma música de um cantor brasileiro identificado com a esquerda, versos como “Guerreiros são pessoas/São fortes, são frágeis/Guerreiros são meninos” ou “É triste ver este homem/Guerreiro, menino/Com a barra do seu tempo/Por sobre seus ombros”, não contribuíram para difundir uma imagem positiva do social democrata, que perdeu as eleições. Até hoje em Portugal há quem se recorde desse vídeo como um exemplo a não ser seguido. 





"Canta pueblo" - 2009:
Em março de 2009, uma versão de Canta Canta, Minha Gente, de Martinho da Vila, ficou nos ouvidos dos eleitores salvadorenhos que deram a vitória a Mauricio Funes na disputa presidencial em El Salvador. 





Assim como os seus colegas, João Santana não tem problemas em copiar campanhas anteriores. Campanhas de Lula em 2006 e de Maurício Funes em 2009 - nas eleições para a Presidência de El Salvador. 







"Esta na hora de mudar" - 2011:
Nas Legislativas de 2011 o PSD de Passos Coelho contou com Marcos Martinelli e  Alessandra Augusta. Ao estilo brasileiro foi introduzido o Jingle na campanha para as legislativas, do qual resultaria a gafe: "está na hora de mudar... o Passos Coelho".








Angola, 2012:
João Santana teria cobrado mais de 90 milhões para fazer a campanha de José Eduardo dos Santos à presidência de Angola. Tirando o sotaque lusitano carregado, o vídeo - muito bem feito - é a mesma linha das campanhas de Santana no Brasil. Belas imagens mostram pessoas satisfeitas e serviços públicos que funcionam. Já em 1992, quando Angola realizou as suas primeiras eleições nacionais, um brasileiro comandou a campanha do MPLA: o publicitário Geraldo Walter de Sousa Filho.







Campanha de Hugo Chávez, 2012:

Nas eleições presidenciais venezuelanas de 2012, João Santana imprimiu à campanha de Hugo Chávez a qualidade técnica brasileira: imagens impecáveis, edição ágil, cores alegres e um música com apelo emocional.










  

Marco Enríquez-Ominami, 2013:

Em apenas 2 minutos e 14 segundos, Duda Mendonça ajudou Marco Enríquez-Ominami a chegar ao terceiro lugar nas eleições presidenciais chilenas - a previsão era o candidato terminar na quarta posição. A abertura do vídeo dá uma boa perspectiva do estilo brasileiro: a valorização do símbolo do candidato (o coração), através de boas imagens e uma música com mensagens de esperança.



Fonte: Revista Veja Brasil



3 comentários:

  1. E continuamos a apostar no que vem de fora em vez de investirmos nos nossos próprios profissionais...

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  2. Concordo a 100% consigo. É o velho preconceito de muitas mentes que usam palas que o que vem de fora é que é bom. Se compreendo à uns 10, 15 anos atrás se justificasse a procura de especialistas em Marketing no estrangeiro, hoje em dia manter esta tendência é menosprezar o investimento feito na nossa formação académica assim como os grandes profissionais portugueses que se veem obrigados a sair do País pela falta de trabalho.

    Abraço

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  3. Excelente blogue para quem é da área de marketing. Voltarei mais vezes. Continuações

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