17 de agosto de 2014

Press Release à moda da casa

 9 kg de palavras avulso, 2 colheres de sopa de vírgulas, 1 chávena de parágrafos, 1 L de virtudes, ideias a gosto e deixe ferver. Junte energeticamente todos os ingredientes, faça um envio massivo e por fim saboreie, se conseguir!

O final é surpreendente, quando se conclui que a informação enviada tem uma repercussão nula nos meios de comunicação social e a culpa é transferida para os jornalistas, que “supostamente” não sabem distinguir, o que é verdadeiramente importante, ou seja, os produtos ou ideias de quem envia o comunicado.


Em 1758, o King´s College (hoje Universidade de Columbia) enviava o primeiro press release da história, com o objectivo de conseguir cobertura por parte dos meios de comunicação, sobre os seus "graduation exercises", porém seria Ivy Lee, considerado por muitos como o pai das modernas RP, que em 1906 por acidente (literalmente) - ao comunicar um grave acidente ferroviário - daria origem ao primeiro Press Release da era moderna, rompendo a prosa simples da época e adicionando alguns ingredientes que ainda hoje não foram esquecidos: Quem, O quê, Onde, Quando e Como.


Para muitas organizações é importante conseguir colocar a sua mensagem na agenda dos meios de comunicação. Para atingir isso, umas das ferramentas mais utilizadas é o Press Release, também conhecido como Comunicado de Imprensa ou Nota de Imprensa, que consiste num texto escrito por um profissional de RP e que se utiliza para fazer chegar aos jornalistas, informações sobre a organização, os produtos, os serviços ou indivíduos. O intuito é conseguir que a mensagem, com benefícios para o seu emissor, desperte o interesse dos meios de comunicação e seja publicada, com vista à sua difusão.



Algumas ideias a considerar, para aumentar a eficácia de um Comunicado de Imprensa:

- Segmente os Média em função do público alvo e da mensagem. Será pouco eficaz e fará pouco sentido enviar um comunicado sobre um candidato político para um jornal desportivo!
Quantidade não é sinónimo de qualidade, e o trabalho de selecção dos meios mais adequados para o envio do nosso comunicado, bem como a identificação dos contactos directos dos decisores dentro das redacções, em vez de um envio massivo para contactos generalistas, requerem tempo, trabalho e conhecimento.

- Perceba o funcionamento dos meios de comunicação social para onde pretende enviar a sua mensagem.
Cada jornal, radio ou televisão, possui decisores com responsabilidade de seleccionar a informação a ser partilhada com o público do seu órgão de comunicação social. Tenha presente que o seu comunicado certamente irá competir com muitas outras histórias. A informação enviada deverá pois ser do interesse do jornalista, possuindo um acontecimento noticiável e actual para além da simples promoção de um produto ou serviço.

- Não escreva a história, nem espere que os meios de comunicação publiquem o seu comunicado ipsis verbis. Informe sobre a história e como poderão fazer a sua cobertura, por exemplo onde e quando será realizado o seu evento.

- Menos é mais! Nenhum meio de comunicação possui espaço e tempo ilimitado. Limite o seu comunicado de imprensa apenas a uma página. Seja conciso, claro e directo.
Um comunicado não deve possuir a pretensão de ser um anúncio publicitário, cheio de adjectivos e estrategicamente concebido para persuadir e impactar o público.
O comunicado em particular e as relações públicas no geral, devem promover a credibilidade da fonte e a possibilidade de aferir da veracidade dos dados transmitidos. Ofereça a sua disponibilidade para facultar informações e documentos adicionais mas evite inundar as redacções com papel.

- Com uma vida útil muito curta e concreta, o comunicado ao ser elaborado deverá eliminar por completo dados sem interesse ou redundantes e apresentar apenas uma ideia ou pessoa, directamente ligadas ao tema central do Press Release.

- A estrutura é um factor critico de sucesso. O comunicado deverá possuir um título chamativo e em poucas palavaras despertar a atenção do jornalista. Se conseguir formular um título em jeito de pergunta, maior eficácia poderá ser alcançada.
Após o título, construa alguns parágrafos com a informação essencial de maior importância no início e a de menor importância no final. Através deste método de pirâmide invertida, o comunicado é iniciado com um breve parágrafo que resume a notícia, onde devem ser utilizadas palavras-chave eficazes.
A utilização de adjectivos redundantes e que só provocam ruído na mensagem deverão ser evitados, por exemplo “a melhor bebida do mundo”! Em vez disso, tente demonstrar através de argumentos válidos, em alguns parágrafos, porque é a melhor bebida do mundo.
A escrita do comunicado deverá ser feita na terceira pessoa e utilizando frases curtas, evitando a utilização de uma linguagem muito formal. O grande desafio será dizer mais com menos, resumir a mensagem sem deixar nada de fora.
Dada alguma similariedade, apenas quanto à forma, com a escrita jornalística, existem alguns aspectos que podem e devem ser considerados no seu comunicado, nomeadamente o recurso à ferramenta teórica: O Quê, Porquê, Quando, Como, Onde e Quem.

- Não desistir. Mesmo que de início não se consiga obter o resultado desejado, lembre-se que disputa uma maratona não um sprint.

Ainda que tenham passados muitos anos desde o primeiro comunicado emitido no século XVIII, os princípios e os objectivos mantém-se os mesmos, embora os avanços na abordagem da comunicação tenham evoluído. 

Que ingrediente juntaria?

xxx

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