24 de abril de 2014

Consultores políticos americanos rumo às eleições 2015 no Reino Unido

























O consultor das campanhas de Obama, David Axelrod, irá enfrentar o seu ex-colega Jim Messina, nas próximas eleições em Maio de 2015, no Reino Unido. Axelrod, aceitou o convite do Partido Trabalhista do Reino Unido (Labour Party) que irá a votos contra o Partido Conservador (Conservatives) de David Cameron, actualmente no poder.

Esta parece ter sido a resposta por parte dos Trabalhistas, à contratação de Jim Messina pelo Partido Conservador em Agosto de 2013. Na altura, tanto o Primeiro Ministro David Cameron como o consultor Jim Messina, foram bastante criticados por esta "união".
Pela frente Axelrod irá também encontrar o australiano Lynton Crosby, que foi contratado a full time por £ 500,000, para assegurar a reeleição de David Cameron e do Partido Conservador.
David Axelrod irá prestar aconselhamento estratégico por uma quantia não revelada (mas que estará nos 6 dígitos) e terá o apoio da sua empresa a AKPD Message and Media.

Axelrod é uma das pessoas mais próximas do Presidente Barack Obama, tendo sido assessor do antigo Presidente Bill Clinton. Foi consultor político durante o primeiro mandato de Obama na Casa Branca até ter resignado e criar a sua empresa de consultoria AKPD. Voltaria mais tarde como estratega na segunda campanha de reeleição de Obama, juntamente com Jim Messina.

A chegada do estratega americano acontece numa altura em que o Partido Trabalhista (Labor) leva uma ligeira vantagem nas intenções de voto. A maior parte das sondagens dão uma ligeira vantagem em termos percentuais aos Trabalhistas, mas nenhum partido se encontra perto da maioria.

Curiosamente, grande parte dos eleitores não encara de uma forma positiva a perspectiva de o actual líder da oposição, o Trabalhista Ed Miliband, tornar-se primeiro-ministro aos 44 anos. Para muitos é visto como inexperiente e muito teórico, não conseguindo uma forte ligação com as pessoas.

Douglas Alexander, coordenador da campanha dos Trabalhistas para as eleições de 2015, acredita que Axelrod "dado o seu histórico, ele tem muito a contribuir para a campanha. Ele tem sido capaz de convencer a classe média americana a apoiar um projeto político progressista, ele está acostumado a ganhar maiorias e a desacreditar ataques negativos personalizados."

Num pequeno vídeo gravado para os apoiantes do Partido Trabalhista, Axelrod explica porque aceitou o desafio:


Messina não é o primeiro assessor de Obama a trabalhar com David Cameron, também a anterior Directora de Comunicação da Casa Branca Anita Dunn, que actualmente é consultora política em Washington D.C, trabalhou para a campanha  de Cameron em 2010, quando os Conservadores conseguiram derrotar o Partido Trabalhista (Labour).

A "importação" britânica de consultores políticos americanos não é novidade. Enquanto primeiro-ministro, Tony Blair foi aconselhado entre 1997 e 2007 por James Carville, que ajudou a chegar Bill Clinton à presidência dos Estados Unidos e pelo veterano da administração Clinton, o consultor de estudos de opinião Stan Greenberg, que contínua actualmente ao serviço do Partido Trabalhista do Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário