15 de janeiro de 2014

Séries: Boss (2011)

Boss é uma série de televisão, construída sobre a estrutura do clássico "Rei Lear", de William Shakespeare: um homem ganancioso consumido pela insanidade e cercado por um trio de mulheres.

A série acompanha as aventuras de Tom Kane (o nome da personagem principal, propositadamente remete para a obra de Orson Welles "Citizen Kane") o impiedoso Mayor de Chicago a quem é diagnosticado uma doença neurológica degenerativa, a Demência de Corpos de Lewy.

Boss é um thriller político com um olhar corajoso e intransigente do lado negro (o único lado na perspectiva de Kane) da política americana.

Ao longo dos vários episódios, Tom Kane convive com a doença e com as diversas crises políticas, o que leva, cada vez mais, a população a questionar o seu trabalho à frente da Câmara de Chicago.

A série Boss consegue facilmente fazer-nos lembrar de Portugal e dos seus municípios, geridos há vários anos por "dinossauros", levando-nos a questionar sobre os métodos e posturas adoptados na gestão e avidez para manter o poder.

O papel principal é entregue ao veterano actor Kelsey Grammar, tendo sido consagrado logo na 1ª temporada, com a obtenção de um Globo de Ouro para melhor actor em séries dramáticas.


5 comentários:

  1. Igualmente brilhante é House of cards.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida Rui Vieira, é excelente! Não será esquecida num futuro post.

    ResponderEliminar
  3. Fantástica sem dúvida nenhuma, uma pena que tenha sido cancelada.

    ResponderEliminar
  4. Excelente mesmo. Lamento que por não ter sido "comercialoide" tenha sido cancelada. Ainda se falou num filme que terminasse a série mas salvo erra também essa ideia caiu por terra. O dinheiro fala sempre mais alto que a qualidade.

    ResponderEliminar
  5. Sim Miguel Ornelas o filme que se falou realizar para fechar esta série foi apenas isso, uma ideia. Esperemos que não aconteça o mesmo com House of cards e homeland, ao menos essas já foram confirmadas com novas temporadas. Ainda assim se andas à procura de uma boa série experimenta ver breaking bad. Do melhor que já foi feito, de longe a minha série favorita até hoje. Brutal mesmo.

    Abrc

    ResponderEliminar