30 de janeiro de 2014

II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana


Promover a reflexão sobre os desafios de internacionalização das ciências da comunicação no espaço ibero-americano, fomentar a valorização das línguas ibéricas como línguas de conhecimento e de produção científica e estreitar os laços de cooperação entre os investigadores dos países desta vasta região são os principais objetivos do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. Dando continuidade aos trabalhos iniciados em São Paulo (Brasil), em agosto de 2011, por ocasião do I Congresso, este encontro procura contribuir para o reforço da solidariedade académica, política e cultural entre os países de expressão portuguesa e espanhola, ao mesmo tempo que se constitui como uma oportunidade de afirmação global do trabalho realizado por esta alargada comunidade científica.

De 13 a 16 de abril de 2014, a Universidade do Minho em Braga (Portugal) acolherá este encontro na expectativa de contribuir para o desenvolvimento científico e para o reconhecimento da vocação intercultural da comunicação. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, que organiza o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, saúda as diferentes comunidades desta região e convida os investigadores a participar no debate proposto por esta iniciativa.

http://www.confibercom2014.org 

1 comentário:

  1. Um dos principais desafios das ciências da comunicação nos países da região ibero-americana é o da internacionalização, que constitui também um desafio do ponto de vista da afirmação linguística. Os imperativos da globalização da ciência têm forçado a produção científica em língua inglesa como condição de reconhecimento mundial. Não obstante, o Português e o Espanhol são hoje duas das cinco línguas mais faladas no mundo. Por isso, promover o seu reconhecimento como línguas de pensamento e expressão de pesquisa científica é hoje fundamental para perspetivar o futuro desta área disciplinar. Daí a importância deste congresso, para o alargamento do campo da comunicação como área de pesquisa e de intervenção social.

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