16 de janeiro de 2014

Estudo: Conectando-se com Voluntários - Mensagens memoráveis e Identificação

Voluntariado pode, de uma forma simples, definir-se como dar tempo sem receber nada em troca (compensação monetária) com o objectivo de ajudar outras pessoas ou uma boa causa.

Encontramos voluntários em toda a parte, entre pessoas de várias idades e com diferentes formações. São movidos pelo mesmo espírito, o desejo de ajudar os outros e fazer a diferença de uma forma positiva.

No marketing político, podem assumir a forma de militantes e simpatizantes, um exército de pessoas motivadas ao serviço do partido e com um papel importantíssimo em cada campanha eleitoral.

Este exército e maior activo de qualquer organização, permite melhorar e ajudar a fazer as coisas de forma diferente. Podem trazer uma nova perspectiva para a organização e serem os seus maiores defensores ou os mais honestos críticos.

Não recebendo nada em troca, um simples obrigado será suficiente?

Neste estudo que partilho, da autoria de Sarah Steimel do departamento de Comunicação da Universidade de Weber State, a autora analisa os inputs recebidos por 103 indivíduos que foram voluntários em diversas organizações nos últimos anos. O estudo utiliza o conceito de mensagens memoráveis para explorar as maneiras como as mensagens recebidas por voluntários, de várias fontes organizacionais, podem afectar a sua identificação com a organização que servem.



Conteúdo das Mensagens Memoráveis (Tema/Exemplo):


1. Significance
These messages emphasize
how important/meaningful
the volunteer work is.
“We have to believe that we are making a difference. Because look around, each day that is exactly what you are doing.”

2. Gratitude
These messages thank the person for volunteering, explicitly or implicitly.
“It’s so great kids are still volunteering these days. Thanks for sharing your time!”

3. Praising Competence
These messages emphasize that the volunteer is
doing a good job.
“I was told that I did a wonderful job and I was a great asset to making the project successful.”

4. Personal Advice
These messages offer personal advice (or “life lessons”) to the volunteer about his
or her life.
“Even if others think what you’re doing is wrong, stand up for what you believe in and fight for it and you’ll be rewarded.”

5. Benefits
These messages emphasize the benefits (tangible and intangible)
of volunteering to the
volunteer him/herself.

“Not only will your experience help others, but also yourself in reaching your own leadership potential.”

6. Defining Rules
These messages describe rules and regulations or establish behavioral expectations
for the volunteers.

“I was told I could come and go as I please and was reminded to always fill in my hours sheet.”

7. Family
These messages emphasize a sense of family or team at the nonprofit organization and frequently offer support or help from the family/team.
“It’s like a family here. Just ask us any question you have. We’d be glad to help.”  



Estudo: Connecting with Volunteers:Memorable Messages andVolunteer Identification,
Sarah Steimel, Assistant Professor in the Department of Communication at Weber State University.

6 comentários:

  1. Ou a minha experiência muito me tem enganado ou o voluntariado politico tem tudo menos um valor desprendido de intenções nobres e desinteressadas!

    Continuações de boas postagens

    ResponderEliminar
  2. Tenho de concordar com o Paulo Fonseca.

    Abrc

    ResponderEliminar
  3. Pois eu não concordo nada. Nota-se claramente que nenhum de vós alguma vez teve envolvido num campanha politica. A camaradagem que se cria é incrível! E se muitos têm o interesse do tacho que é o que estão a dar a entender, outros acreditam realmente nos ideais que estão a defender.

    ResponderEliminar
  4. Primeiro uma palavrinha ao Rui Vieira, que agradável surpresa encontrá-lo aqui meu amigo.Tem demasiado tempo que não ponho a vista em si nem na Sandra. Como está a cachopa? Por favor transmita-lhe os meus saudosos cumprimentos.
    Depois uma palavrinha ao Dr. Rui Paiva Gonçalves, peço imensa desculpa por ter usado este seu espaço desta forma pessoal para saudar um velho amigo. Com a idade vamo-nos permitindo estes "abusos".
    Em terceiro e último lugar, uma palavra ao anónimo que comentou este texto, longe de mim que o meu comentário ofendesse alguém, mas mantenho cada palavra. É certo que as jotas criam uma camaradagem enorme entre si, em tempos também fiz e com muito orgulho parte desse grupo e sempre que me é possível continuo a dar o meu contributo. Mas daí a considerar uma forma de voluntariado despretensioso e altruísta vai uma grande diferença.

    Cumprimentos a todos,

    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  5. Este comentários estão ao rubro. Acho que existe um pouco de verdade em cada um deles. Convém é não entrar em extremos. Nem todo o voluntariado politico é com segundas intenções de arrumar um trabalhinho, mas que existe muito esse intenção, não é menos verdade que existe.

    ResponderEliminar
  6. Excelente post, mas acho que gostei mais dos comentários! Se bem que a meu ver, andam um pouco ao lado do propósito do texto.

    Abraço

    ResponderEliminar