10 de janeiro de 2014

Eleições em 2014

Vários países vão a votos durante o ano de 2014. Serão mais de 40 eleições um pouco por todo o mundo, representando 42% da população mundial, cerca de 3 biliões chamados às urnas.

Em Portugal, terão lugar as Eleições Europeias com data prevista para 25 de Maio de 2014 (decorrem na União Europeia de 22 a 25 de maio) que acontecem após os efeitos da crise financeira.






Fonte: IES

8 comentários:

  1. Pelo menos em Portugal terão os resultados de sempre, uma enorme abstenção.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Fonseca, está em cada um de nós contrariar isso. Mas acredito que tenha razão.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Porreiro ver-te escrever com assiduidade

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sempre estou para ver como os franceses respondem nas próximas eleições europeias depois das declarações hoje de Hollande. A meu ver lá se foi a referência da esquerda europeia.

    ResponderEliminar
  5. Serão certamente umas eleções interessantes. Desde 2010, os governos de muitos estados da UE fizeram da redução dos défices públicos a prioridade política, os gastos públicos, especialmente os gastos sociais, foram declarados o “inimigo número um do governo”. A austeridade imposta pela Alemanha tornou-se a nova religião.
    Por isso, as eleições para o PE em maio de 2014 podem realmente ser diferentes! Com a recorrente falta de confiança nas instituições e nos governos da UE e com os executivos europeus a serem culpados de abuso dos direitos humanos contra os seus cidadãos, como sugere o relatório do Conselho Europeu, o forte apelo ao discurso populista e eurocético pode fazer das eleições de 2014 um virar de página para a democracia europeia. Aguardemos para ver o que sai daqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário é pertinente. Ainda assim tenho sérias dúvidas quanto a mudanças significativas nestas eleições para o Parlamento Europeu. E o principal motivo é o mesmo que se tem verificado desde as primeiras eleições europeias, em que a taxa de participação não parou de baixar. Nas últimas eleições de junho de 2009, já em plena crise mundial, a abstenção atingiu o número recorde de 57%, em termos de média europeia. Com o tratado de Lisboa, os eurdeputados têm agora mais poder que nunca, o que deveria ser mais um forte motivo impulsionador para que os cidadãos votem. Porém, não me parece que vá acontecer. O descredito do "povo" nas nossas instituições tem sido exponencial.
      A Espanha que é um dos países mais pró-europeus, segundo as sondagens de opinião, a confiança dos espanhóis na Europa diminuiu nos últimos anos e nas ruas quando se fala em eleições europeias é com grande desconfiança e desinteresse.
      Para haver uma mudança além de ser fundamental o empenho dos cidadãos, é imperativo que os políticos fomentem o debate europeu. A não ser um pequeno grupo mais esclarecido, a grande maioria dos portugueses nem sabe para que servem estes eleições.
      Se me pedissem para fazer uma previsão do que vai acontecer com estas eleições para mim é claro que vai haver um recorde de abstenções e um avanço dos partidos populistas e antieuropeus.

      Espero estar errado, porém, não me parece que falhe muito.

      Sem outro assuntos, cumprimentos a todos os presentes nesta discussão.

      Paulo Fonseca

      Eliminar
  6. É possível que tenha razão, a sondagem da Aximage publicada no Jornal de Negócios no fim-de-semana passado expressam precisamente isso. Se bem que não esperava aqueles resultados. Mas são sondagens que valem o que valem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite caro anónimo. Já vimos quanto mais não fosse pelas últimas eleições autárquicas que sondagens têm muito pouco crédito. Quanto a estas da Aximage também vi e se quer que lhe diga, tirando a taxa de abstenção confio muito pouco naqueles resultados.

      Cumprimentos,

      Paulo Fonseca

      Eliminar