1 de abril de 2012

Manobras na Casa Branca (1997)

Com o título original de Wag the Dog, e de onde é retirada a citação que encabeça o nosso blog, este filme é uma das sátiras de referência ao sistema político norte americano.


Realizado por Barry Levinson, o argumento coloca-nos a poucos dias da eleição do presidente dos Estados Unidos, e de um escândalo sexual, que põe em causa a sua reeleição.

A solução passa por um Spin Doctor (Robert DeNiro), que com a ajuda de um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman), "inventam" uma guerra na Albânia, que o presidente poderá ajudar a resolver, desviando assim a atenção pública para outro facto bem mais interessante para os eleitores, do que o verdadeiro escândalo sexual.

O argumento parece acercar-se dos mediáticos acontecimentos com Bill Clinton: um presidente à beira da reeleição é envolvido num escândalo de abuso sexual de uma jovem estagiária da Casa Branca.

Em Manobras na Casa Branca, o principal protagonista é o domínio dos media sobre as pessoas e a habilidade de fazer com que "a cauda abane o cão"! Um filme para ver e reflectir...

Sem comentários:

Enviar um comentário