10 de agosto de 2015

Documentário: Porta a porta - A política em dois tempos (2008)




Em 2008, Marcelo Brennand e a sua equipa de filmagens passaram três meses em Gravatá, interior de Pernambuco, com o objectivo de mostrar uma campanha política para a eleição de um perfeito ao interior do Nordeste, num cenário até então, pouco explorado pelos media brasileiros.

O documentário Porta a porta mostra os bastidores da cultura política brasileira no dia a dia de campanha, que movimenta paixões, sendo ao mesmo tempo um meio de sobrevivência para muitas comunidades. Numa cidade com cerca de 75 mil habitantes, dos quais 53 mil são eleitores, a campanha "oferece" mais de 5 mil empregos, momento em que muitos
trabalhadores interromperem as suas actividades regulares para se juntarem à "caça ao voto" em troca dos R$70 semanais oferecidos pelos partidos. Numa cidade dividida em duas cores, surgem os cabos eleitorais, os distribuidores de "santinhos", as discussões entre vizinhos, as vistas porta a porta dos candidatos, prometendo empregos, obras, remédios e recompensas futuras. Seguindo de perto o coração da campanha, Brennand capta desde o mais humilde e inocente candidato a vereador, que gasta R$ 9.500 em troca de apenas 25 votos, até ao aspirante a perfeito, com o apoio do actual, que tenta perpetuar o poder elegendo o seu sucessor de confiança.

Porta a porta estreou em dezembro de 2011, e embora seja uma viagem através de um guião improvisado, é um retrato interessante da realidade eleitoral brasileira com características que podem  ser encontradas nas eleições em "pequenas" localidades um pouco por todo o mundo.






Sem comentários:

Enviar um comentário