25 de setembro de 2014

A Máquina do Poder



O que realmente se passa por dentro das campanhas eleitorais dos três maiores partidos portugueses e ninguém vê? Que truques utilizam? Como enchem os comícios de gente? Como decidem os temas dos discursos consoante as sondagens? O que, de facto, acontece nos bastidores? 

Escrito pelos jornalistas Miguel Pinheiro e Gonçalo Bordalo Pinheiro, este livro ajuda-nos a perceber como se financia, se organiza e se comporta a máquina partidária, que tem por missão eleger os políticos que nos governam.





A Máquina do Poder, é lançado pela editora Esfera dos Livros a 26 de Setembro, curiosamente nas vésperas das eleições primárias do PS, e leva-nos numa viagem aos bastidores da campanha nas Europeias 2014 e ao interior dos três maiores partidos políticos: PS, PSD e CDS.
A inspiração surge na revista americana Newsweek, que desde 1984 acompanha, em todas as eleições os dois principais candidatos presidenciais, com uma equipa de jornalistas que recebem autorização para entrar sem restrições nos bastidores das campanhas, e, em troca, apenas uma garantia: tudo o que ouvirem, virem ou lerem durante aquele período só poderá ser revelado depois do dia das eleições, evitando assim que o acesso a qualquer informação confidencial e estratégica possa ajudar o adversário.
A mesma forma de cobrir as eleições Europeias de 2014 foi apresentada pelos autores ao recém criado jornal digital Observador e a 4 de Julho, Gonçalo Bordalo Pinheiro publicava "o retrato da máquina de Seguro da campanha de Assis e de um partido dividido por dentro". Passados dois dias, seria a vez de Miguel Pinheiro partilhar o retrato da "campanha que andou à procura do povo" e o interior da campanha do PSD.

Depois de publicadas as reportagens de cada campanha no Observador, os autores/jornalistas mostram em A Máquina do Poder as diferenças e as semelhanças entre as máquinas dos três maiores partidos portugueses. Durante semanas, entraram nos bastidores das campanhas do PS e da Aliança Portugal (PSD e CDS), andaram no carro dos candidatos, assistiram a conversas confidencias, conheceram o conteúdo de documentos internos e entraram em salas onde não deveria estar a imprensa.

Um livro de fácil e apetecível leitura, que nos transporta para além da cortina dos principais partidos e nos dá o pulsar de alguns dos mais importantes momentos e estratégias de uma campanha eleitoral em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário