19 de março de 2013

A Volatilidade eleitoral: Pedersen Index


Na publicação The Dynamics of European Party Systems, no European Journal of Political Research em 1979, Morgens Pedersen concebe uma medida estatística de variação do voto: o "índice de volatilidade eleitoral".

O trabalho de Pedersen parte do princípio que o sistema partidário da Europa ocidental deixara de ser estático, e para o verificar desenvolve uma fórmula que lhe permite medir a variação da  taxa de votos dos eleitores, entre duas eleições, em 13 países da Europa ocidental.


A volatilidade eleitoral tem sido tema sobremodo explorado pela ciência política. Este fenómeno consiste na mudança ou manutenção do voto do eleitor entre duas eleições consecutivas. Assim, se um eleitorado for fiel e se os candidatos entre as duas eleições forem os mesmos, obviamente a volatilidade eleitoral será de zero (0).  A hipótese contida na definição de volatilidade eleitoral, será que, perante uma volatilidade eleitoral constante e de baixo valor durante um longo período temporal, os sistema partidários são institucionalizados.

O índice para calcular a volatilidade eleitoral ou parlamentar agregada, é dada pela seguinte fórmula básica:

VT= Σ|Pit Pit–1|/2 

Onde:
- VT: Volatilidade total;
- Pit: % de votos do partido i em t (tempo); e
- Pit-1: % de votos do partido i no tempo -1 (anterior).

A VT é o somatório das perdas e ganhos de cada partido entre duas eleições, dividido por dois.

Para o cálculo do índice, deve-se determinar os ganhos percentuais dos partidos vencedores. O índice resultante será entre 0 (nenhum partido ganhou e, assim, nenhum partido perdeu) e 100 (todos os partidos desde a última eleição foram reduzidos a zero votos), porque para cada ganho há uma igual perda (em termos de percentagem de votos).

Vejamos um exemplo simplificado:



 Partido A
Partido B 
 Partido C
 2009
52%
38%
10% 
 2005
52% 
28% 
20% 


O index seria igual aos ganhos do Partido A (0) + 10% Partido B (não são consideradas diferenças de sinais + e - ) + 10% Partido C (ganhos).

Para sabermos a Volatilidade Total, dividimos o sumatório (0+10+10) por 2, ou seja, 20/2 = 10% (VT)


Embora continue a servir de base para muitos trabalhos e discussão académica, o índice de volatilidade eleitoral de Pedersen peca por ser um indicador de carácter neutro. A sua importância reside em indicar se houve transformações agregadas suficientemente significativas para sugerir a estabilidade do sistema partidário e, também, na indicação positiva ou negativa, do resultado de um partido, não esclarecendo, contudo, quem perdeu votos para quem, ou quem ganhou de quem. Esta lacuna, viria a ser colmatada mais tarde, com o estudo da volatilidade parcial, inter e intrablocos partidários.

Sem comentários:

Enviar um comentário