2 de agosto de 2012

Aplicação que identifica automáticamente anúncios políticos


Poderia ser um gadget presente num qualquer filme de ficção científica, vislumbrado num futuro distante, mas a verdade é que a tecnologia não é nova e já foi utilizada em aplicativos como o Shazam e o SoundHound que permitem, através da colocação do telemóvel perto de uma coluna sonora, identificar imediatamente o título da música e o artista. Esta nova aplicação faz exactamente o mesmo, mas em vez de música identifica anúncios políticos.

Denominado Super PAC App, acrónimo de Political Action Committees (Comité de Acção Política), este aplicativo para iPhone utiliza uma tecnologia revolucionária de reconhecimento áudio que através das ondas sonoras recolhidas dos anúncios políticos televisivos, as cruza com uma base de dados, tal como o  Shazam faz com a música. 


A aplicação identifica quanto dinheiro foi gasto no anúncio, quem o financiou e se a mensagem passada no anúncio é realmente verdadeira. Permite também ao utilizador classificar o anúncio e verificar as reivindicações feitas por fontes externas apartidárias.

A base de dados do Super Pac App obtém a maior parte dos vídeos através do YouTube e para confirmar a veracidade do anúncio e financiamento utiliza entre outras fontes o PolitiFact, a Federal Elections Commision e o FactChek.org.

Criado por Jennifer Hollet e Dan Sigel, o Super PAC App é fruto de um projecto educativo realizado no Media Lab do MIT em Fevereiro passado. Desde então a ideia foi crescendo apartir de uma cadeira semestral da universidade com o objectivo de interligar os telespectadores com os novos meios sociais, culminado no lançamento efectivo do Super Pac App.

O lançamento deste app surge oportunamente este ano uma vez que as próximas eleições presidenciais norte-americanas serão as primeiras desde a criação dos Super Comités de Acção Política (Super PACs), que podem obter e gastar uma quantidade ilimitada de dinheiro para apoio aos candidatos. 

O aplicativo está disponível para download gratuito na loja iTunes.
Para o futuro prevê-se a implementação deste modelo em eleições noutros países, bem como o desenvolvimento para que a aplicação possa também vir a ser utilizada por parte dos consumidores em anúncios a produtos comerciais.

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